Outubro: O erro não foi técnico, foi de gestão

Uma clínica licenciada foi surpreendida por uma fiscalização que identificou várias inconformidades relacionadas com procedimentos internos e organização operacional. À primeira vista, nada apontava para um problema grave: os equipamentos estavam em condições, os profissionais tinham experiência e não existiam incidentes relevantes no histórico recente. A reação inicial da equipa foi procurar uma falha técnica que justificasse a situação.

O erro invisível estava precisamente nessa interpretação. Não havia um problema técnico específico, mas sim uma falha de gestão acumulada ao longo do tempo. As decisões operacionais tinham sido tomadas de forma reativa, sem coordenação global, e responsabilidades essenciais estavam diluídas entre diferentes elementos da equipa. Procedimentos existiam, mas ninguém assegurava que fossem cumpridos de forma consistente. A clínica funcionava, mas sem uma linha clara de controlo e acompanhamento.

Durante anos, este modelo parecia eficiente. A experiência prática dos profissionais compensava a falta de estrutura formal e os resultados clínicos eram positivos. Isso criou a perceção de que o sistema funcionava bem o suficiente. No entanto, quando a fiscalização analisou o funcionamento da clínica como um todo, tornou-se evidente que o problema não era o conhecimento técnico, mas a ausência de gestão efetiva do risco.

O impacto jurídico foi a abertura de um processo administrativo com exigência de reorganização interna e clarificação de responsabilidades. Foi necessário rever procedimentos, redefinir funções e demonstrar capacidade de controlo sobre a atividade clínica. Financeiramente, a clínica enfrentou custos com apoio jurídico e técnico, tempo de gestão desviado para correções urgentes e alguma perda de produtividade enquanto a reorganização decorria. O maior impacto, porém, foi perceber que o risco não vinha de fora, mas sim de dentro da própria estrutura.

A situação mostrou que clínicas experientes também podem ser vulneráveis quando a gestão não acompanha o crescimento ou a evolução da atividade. Não se tratava de falta de conhecimento, nem de negligência intencional, mas de uma visão excessivamente operacional, onde o foco estava apenas em fazer funcionar, não em controlar estrategicamente.

O que poderia ter sido feito antes passava por integrar a conformidade e a gestão do risco na tomada de decisão diária. Rever periodicamente a organização interna, definir responsabilidades claras e garantir que os procedimentos refletem a realidade operacional teria evitado que pequenas falhas se transformassem num problema administrativo.

A experiência da Legal In demonstra que, muitas vezes, as fiscalizações não revelam erros técnicos, revelam sim fragilidades de gestão que ficaram escondidas enquanto tudo parecia correr bem.

No final, ficou claro que a tecnologia estava correta, as pessoas eram competentes e a clínica tinha potencial. O verdadeiro problema foi acreditar que a gestão podia ficar em segundo plano.


Esta foi a edição de Outubro da rubrica mensal da Legal IN: O Que Não Vem no Processo.
Continue a acompanhar-nos!

 

Edições Anteriores